A
história da informática sempre esteve conectada à história da educação. Para
muitos, elas podem (ou devem) ser indissociadas.
Vamos
agora, traçar uma linha cronológica mostrando os caminhos por onde as duas
passaram juntas.
1.
1971)
- Foi realizado na Universidade Federal de São Carlos um seminário intensivo
sobre o uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins, especialista
da Universidade de Dartmouth, Estados Unidos da América (Souza, 1983).
- O Conselho
de Reitores das Universidades Brasileiras promoveu, no Rio de Janeiro, a
Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino
Superior. Durante essa conferência, um grupo de pesquisadores da Universidade
de São Paulo, acoplou, via modem, um terminal no Rio de Janeiro a um computador
localizado no campus da Universidade de São Paulo (Souza, 1983).
2. 1973) - Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973, o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional usou software de simulação no ensino de Química.
- Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
realizaram-se algumas experiências, usando simulação de fenômenos de Física com
alunos de graduação. O Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul desenvolveu o software SISCAI para avaliação de alunos de
pós-graduação em Educação.
3.
1974)
- Na Universidade Estadual de Campinas, em José Armando Valente, desenvolveu
com um aluno de iniciação cientifica, Marcelo Martelini, um software tipo CAI,
implementado em linguagem BASIC, para o ensino de fundamentos de universidades
na implantação de programas educacionais baseados no uso da informática.
4. 1981) – Acontece o primeiro Seminário Nacional de Informática em Educação, realizado na Universidade de Brasília.
5. 1982) - o SISCAI foi traduzido para os microcomputadores de 8 bits como CAIMI (CAI para Microcomputadores), funcionando como um sistema CAI (Instrução auxiliada por computador ou o Computer Aided Instruction) e foi utilizado no ensino do 2º grau pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Educação, liderado pela professora Lucila Santarosa.
- Acontece o segundo Seminário
Nacional de Informática em Educação, realizado na Universidade de Bahia. (Seminário
Nacional de Informática na Educação 1 e 2, 1982).
Esses seminários estabeleceram um programa de atuação que originou o Projeto EDUCOM e que foi
implantado pela Secretaria Especial de Informática
e pelo Ministério da Educação, com suporte do CNPq e FINEP, órgãos do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O Projeto EDUCOM permitiu a formação
de pesquisadores das universidades e de profissionais das escolas públicas que possibilitaram a
realização de diversas ações iniciadas pelo Ministério
da Educação, como realização de Concursos Nacional de Software Educacional (em 1986, 1987 e
1988), a implementação do Curso de Especialização
em Informática na Educação (realizados em 1987
e 1989), e implantação nos
estados dos Centros de Informática em Educação
(iniciado em 1987).
6. 1989) - Foi implantado na Secretaria Geral do Ministério da Educação o Plano Nacional de Informática Educativa. Esse programa consolidou as diferentes ações que tinham sido desenvolvidas em termos de normas e uma rubrica no Orçamento da União, realizou o Curso de Especialização em Informática na Educação III (Goiânia) e IV (Aracaju) destinados a formar professores das escolas técnicas e implantou os Centros de Informática Educativa nas Escolas Técnicas Federais.
7. 1997) - Foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação, vinculado à Secretaria de Educação a Distância, do Ministério da Educação e sob a coordenação de Cláudio Salles.
Esse
programa implantou, até o final de 1998, 119 Núcleos de Tecnologia Educacional
em 27 Estados e Distrito Federal, e capacitou, por intermédio de cursos de especialização
em informática em educação (360 horas), cerca de 1419 multiplicadores para
atuarem nos Núcleos de Tecnologia Educacional.
Fonte: Texto extraído da Monografia “A Informática
Educativa e as dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil” de Cristiane
Costa da Silva - Pós-Graduação UCAM.
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