Este é um plano de aula sugestivo, onde as demais matérias dialogam em torno da Geografia. Vejam como podemos desenvolver o aprendizado sobre o Brasil através de uma comunicação por entre todas as disciplinas.
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Recurso Tecnológico: Computadores e softwares educacionais ligados à geografia.
Acessórios: Editores de texto.
Nome do projeto: Capitais do Brasil.
Ciclos de desenvolvimento: 3º ano.
Objetivo do Projeto: Ensinar ao aluno o nome das capitais do Brasil e suas principais características.
Disciplinas Envolvidas: Português, Geografia, História, Matemática e Ciências.
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Primeira aula
Objetivo:
O aluno deverá conhecer as capitais e suas respectivas regiões, assim como dados históricos marcantes.
Estratégia
Através do uso de um software educativo, o aluno tomará conhecimento das capitais e onde elas se localizam no mapa.
Avaliação
A avaliação será de acordo com as respostas dos alunos em um questionário ao final da aula.
Segunda aula
Objetivo:
Através do conhecimento das determinadas regiões, os alunos deverão conhecer o clima e a vegetação relacionada a cada capital.
Estratégia:
Com o auxílio dos softwares educativos, mostrar as médias de temperaturas atingidas durante o ano assim como o índice de incidência de chuvas.
Avaliação:
A avaliação será de acordo com as respostas individuais em um jogo de quebra-cabeças virtual. (organização de alunos em grupo).
Terceira aula
Objetivo:
Conhecendo as principais características das capitais, os alunos deverão ser capazes de realizar os cálculos demográficos relacionados à densidade populacional de cada capital e da região onde se encontram.
Estratégia:
Novamente com o uso dos softwares educativos, determinar a quantidade relativa de habitantes da região, levando em conta as baixas ocasionadas pela criminalidade, pelas questões relacionadas à saúde pública, taxas de natalidade e mortandade (por causas naturais) e pelo fluxo migratório.
Avaliação:
A avaliação será de acordo com as pesquisas em sites e nas bibliotecas e os cálculos e os cálculos (baseados no que foi ensinado nas aulas) sobre o índice habitacional em cada região.
Quarta aula
Objetivo:
Os alunos deveram ser capazes de identificar, de acordo com o texto, as principais características em relação ao uso das palavras específicas de cada capital e identificar de onde são.
Estratégia:
O uso de textos contendo gírias e palavras comuns (porém com a marcação fonética adequada ao sotaque de cada região) será distribuída aos alunos e à eles serão ensinados a identificar a diversidade que a língua portuguesa adquire por toda a extensão territorial do Brasil.
Avaliação:
A avaliação será baseada em um teste medidor da capacidade de distinguir as variações linguísticas de cada local.
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