São
constantes os avanços do ser humano, e extremamente ligeiros. Por conta disso,
muitas vezes nos perdemos deixando escapar termos por conta da dinamicidade com
a qual tudo a nossa volta evolui.
Tentando
ajudar a todos os que se encontram nesse turbilhão do progresso, montamos aqui
um glossário com determinadas terminologias ligadas à informática para ajudar
todos aqueles que queiram se atualizar.
A
Adobe Reader- Um
software que permite que o usuário do computador visualize, navegue e imprima
arquivos no formato pdf.
Aplicativo-
Programa de computador concebido para processar dados eletrônicamente,
facilitando e reduzindo o tempo de execução de uma tarefa pelo usuário.
Assíncrona-
Refere-se à ferramentas que não exibem resultados imediatamente após a operação
realizada pelo usuário.
Audioconferência-
Refere-se à comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas que se
encontram em ambientes distintos usando alguma tecnologia de transmissão de
voz.
AVA- Ambiente
Virtual de Aprendizagem. Tem como função servir de meio de partilha de
conhecimento entre professores e/ou alunos que se encontrem distantes, por meio
da internet.
B
Backup- Cópia de
dados ou programas com a finalidade de evitar a perda de conteúdo em casos de
falhas ou acidentes.
Banco de Dados-
São os dados coletados sobre quaisquer
assuntos.
Blog- Tipo de
site, cuja forma permite que seu conteúdo seja visualizado de forma dinâmica.
Semelhantes a diários. Sua estrutura de apresentação consiste na visualização
das postagens em ordem cronológica decrescente (da última à primeira), podendo
ter mais de um autor.
Browser-
“Navegador” em português, é o programa utilizado para que se haja acesso aos
sites da internet.
Bug- Erro de
programação.
C
Cache- Memória de
auxilio que visa recuperar informações.
Chat- Tipo de
comunicação à distância entre pessoas fisicamente distantes. Seu uso se dá por
conta da escrita
Ciberespaço- Lugar
onde se dá a interação virtual.
D
Download- Ato de
receber dados virtuais em uma fonte de acesso local.
E
EAD- Educação A
Distância
E-mail- “Correio eletrônico” em português.
Ferramenta de comunicação assíncrona ou de troca de dados.
F
Facebook- Site de
categoria “rede social”. Espaço virtual onde pessoas se (re)conhecem e
interagem trocando informações.
FAQ’s- Perguntas Feitas
Freqüentemente.
Flash Player-
Plug-in utilizado pelos navegadores para exibir animações de determinados
tipos.
Fórum- Painel
virtual utilizado na internet para discussões.
Fotolog- Site
onde se armazenam fotos que aparecem em ordem cronológica decrescente,
geralmente com pequenos dizeres.
Freeware-
Programa disponibilizado gratuitamente pelo seu criador.
FTP – File
Transfer Protoco. Modo de transmissão de arquivos bastante popular.
G
Gif- Espécie de
animação de curto tamanho.
Google- Site que funciona
como ferramenta de busca para pesquisas na rede.
H
Hangouts-
Aplicativo que permite a realização de conferencias virtuais com o número máximi
limitado a dez pessoas.
Hardware- Parte
física das ferramentas de acesso locais, assim como seus periféricos.
Home Page- Página
principal, ou entrada de um website.
HTML- Uma
linguagem utilizada na programação para desenvolver uma página a ser publicada
na internet.
I
Interatividade-
Possibilidade e grau de manuseio e intervenção dos usuários em determinadas ferramentas.
Internet- Uma
gigantesca rede mundial que permite a conexão instantânea dentre os vários
usuários através dos mais diversos meios de acesso (computadores, tablets,
laptops, smartfones, etc...).
Intranet- O mesmo
que Internet, porém, seu alcance está limitado a determinado espaço físico, não
possuindo o alcance mundial da Internet.
J
Jogos-
Ferramentas de entretenimento que podem ser usadas para fins educativos.
JPEG- Extensão
para figuras.
L
Link- Mecanismo
de ligação que transfere para outras páginas a partir de cliques em locais
determinados pelo construtor do site. Também conhecido como “atalhos”.
Login/Logon- Processo de identificação onde o
usuário se mostra como administrador de site ou de local de acesso à rede.
M
Metodologia- Conjunto
de procedimentos técnicos de ensino.
Mídia- Formatos
diversos de comunicação.
Navegador-
Sinônimo de browser.
O
Offline- Estado
em que o programa se encontra desconectado da Internet. Seu antônimo é
“Online”.
P
PDF- Arquivo de
leitura que não permite alteração em seu conteúdo.
Planilha Eletrônica-
Arquivo utilizado para a elaboração de cálculos e gráficos.
Plugin- Programa
utilizado para auxiliar outros programas visando melhorar seu desempenho.
Portfólio- Conjunto
de registros de trabalhos ou realizações que uma pessoa concebe em sua vida
acadêmica ou profissional.
R
Rede Social-
Sites que visão a interação por entre pessoas através do acesso à internet.
S
SCORM- Acrônimo
de Sherable Content Object Reference Model. Um conjunto de normas técnicas internacionais usadas paea o e-learning.
Servidor- É o
fornecedor de origem sistêmica da conexão à internet.
Simulação- É o
processo digital que permite que se tenha uma experiência o mais próxima o
possível da real. Pode ser utilizada com fins meramente recreativos, como também
estar sendo ligada à educação.
Site- Localidade
virtual onde, por através da navegação por páginas, obtemos acesso à
determinados tipo de informação.
Skype- Programa
de vídeo/audioconferência.
Software-
Programas computacionais criados com as mais diversas habilidades.
T
Telecomunicação-
Troca de informações e/ou dados por entre pessoas que não estejam no mesmo
ambiente.
Tutoriais- Parte
de uma programação ou mesmo um tipo de programa que visa passar instruções de
determinado tipo ao usuário.
U
Upgrade- Melhoria
de natureza física (no hardware) ou virtual (software).
Upload- Ato de
enviar dado a partir de uma conexão local.
Usb- Entrada que
permite a conexão por entre vários periféricos.
V
Videoconferência-
Uma das modalidades da teleconferência. Consiste em uma reunião síncrona por
entre pessoas que não estão no mesmo espaço, presencialmente.
W
Web- Conexão
mundial por onde os computadores estão conectados.
Webquest- Método
de procura onde estudantes obtêm acesso ao conhecimento por através de uma
pesquisa na Internet.
Whatsapp-
Aplicativo que permite a comunicação assíncrona ou síncrona pelos mais diversos
tipos de dispositivos de acesso à uma comunicação mais dinâmica
Wikipedia- Uma
enciclopédia Livre e virtual que permite que quaisquer pessoas alterem seu
conteúdo como uma forma de compartilhar conhecimento.
Word- Um programa
de textos semelhante ao PDF, mas ao contrário deste, permite que não apenas se
leia, mas se altere o que foi escrito.
WWW- World Wilde
Web. Português para “Grande Teia Mundial”, referindo-se à grande conexão
mundial de computadores.
Y
Youtube- Rede
social que permite que seus usuários compartilhem vídeos.
Z
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