domingo, 5 de junho de 2016

Glossário Informático.

                São constantes os avanços do ser humano, e extremamente ligeiros. Por conta disso, muitas vezes nos perdemos deixando escapar termos por conta da dinamicidade com a qual tudo a nossa volta evolui.
                Tentando ajudar a todos os que se encontram nesse turbilhão do progresso, montamos aqui um glossário com determinadas terminologias ligadas à informática para ajudar todos aqueles que queiram se atualizar.
A
Adobe Reader- Um software que permite que o usuário do computador visualize, navegue e imprima arquivos no formato pdf.
Aplicativo- Programa de computador concebido para processar dados eletrônicamente, facilitando e reduzindo o tempo de execução de uma tarefa pelo usuário.
Assíncrona- Refere-se à ferramentas que não exibem resultados imediatamente após a operação realizada pelo usuário.
Audioconferência- Refere-se à comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas que se encontram em ambientes distintos usando alguma tecnologia de transmissão de voz.
AVA- Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tem como função servir de meio de partilha de conhecimento entre professores e/ou alunos que se encontrem distantes, por meio da internet.

B
Backup- Cópia de dados ou programas com a finalidade de evitar a perda de conteúdo em casos de falhas ou acidentes.
Banco de Dados- São os dados coletados  sobre quaisquer assuntos.
Blog- Tipo de site, cuja forma permite que seu conteúdo seja visualizado de forma dinâmica. Semelhantes a diários. Sua estrutura de apresentação consiste na visualização das postagens em ordem cronológica decrescente (da última à primeira), podendo ter mais de um autor.
Browser- “Navegador” em português, é o programa utilizado para que se haja acesso aos sites da internet.
Bug- Erro de programação.

C
Cache- Memória de auxilio que visa recuperar informações.
Chat- Tipo de comunicação à distância entre pessoas fisicamente distantes. Seu uso se dá por conta da escrita
Ciberespaço- Lugar onde se dá a interação virtual.

D
Download- Ato de receber dados virtuais em uma fonte de acesso local.

E
EAD- Educação A Distância
E-mail-  “Correio eletrônico” em português. Ferramenta de comunicação assíncrona ou de troca de dados.

F
Facebook- Site de categoria “rede social”. Espaço virtual onde pessoas se (re)conhecem e interagem trocando informações.
FAQ’s- Perguntas Feitas Freqüentemente.
Flash Player- Plug-in utilizado pelos navegadores para exibir animações de determinados tipos.
Fórum- Painel virtual utilizado na internet para discussões.
Fotolog- Site onde se armazenam fotos que aparecem em ordem cronológica decrescente, geralmente com pequenos dizeres.
Freeware- Programa disponibilizado gratuitamente pelo seu criador.
FTP – File Transfer Protoco. Modo de transmissão de arquivos bastante popular.

G
Gif- Espécie de animação de curto tamanho.
Google- Site que funciona como ferramenta de busca para pesquisas na rede.

H
Hangouts- Aplicativo que permite a realização de conferencias virtuais com o número máximi limitado a dez pessoas.
Hardware- Parte física das ferramentas de acesso locais, assim como seus periféricos.
Home Page- Página principal, ou entrada de um website.
HTML- Uma linguagem utilizada na programação para desenvolver uma página a ser publicada na internet.

I
Interatividade- Possibilidade e grau de manuseio e intervenção dos usuários em determinadas ferramentas.
Internet- Uma gigantesca rede mundial que permite a conexão instantânea dentre os vários usuários através dos mais diversos meios de acesso (computadores, tablets, laptops, smartfones, etc...).
Intranet- O mesmo que Internet, porém, seu alcance está limitado a determinado espaço físico, não possuindo o alcance mundial da Internet.

J
Jogos- Ferramentas de entretenimento que podem ser usadas para fins educativos.
JPEG- Extensão para figuras.

L
Link- Mecanismo de ligação que transfere para outras páginas a partir de cliques em locais determinados pelo construtor do site. Também conhecido como “atalhos”.
Login/Logon- Processo de identificação onde o usuário se mostra como administrador de site ou de local de acesso à rede.

M
Metodologia- Conjunto de procedimentos técnicos de ensino.
Mídia- Formatos diversos de comunicação.
Navegador- Sinônimo de browser.
O
Offline- Estado em que o programa se encontra desconectado da Internet. Seu antônimo é “Online”.

P
PDF- Arquivo de leitura que não permite alteração em seu conteúdo.
Planilha Eletrônica- Arquivo utilizado para a elaboração de cálculos e gráficos.
Plugin- Programa utilizado para auxiliar outros programas visando melhorar seu desempenho.
Portfólio- Conjunto de registros de trabalhos ou realizações que uma pessoa concebe em sua vida acadêmica ou profissional.

R
Rede Social- Sites que visão a interação por entre pessoas através do acesso à internet.

S
SCORM- Acrônimo de Sherable Content Object Reference Model. Um conjunto de normas técnicas internacionais usadas paea o e-learning.
Servidor- É o fornecedor de origem sistêmica da conexão à internet.
Simulação- É o processo digital que permite que se tenha uma experiência o mais próxima o possível da real. Pode ser utilizada com fins meramente recreativos, como também estar sendo ligada à educação.
Site- Localidade virtual onde, por através da navegação por páginas, obtemos acesso à determinados tipo de informação.
Skype- Programa de vídeo/audioconferência.
Software- Programas computacionais criados com as mais diversas habilidades.

T
Telecomunicação- Troca de informações e/ou dados por entre pessoas que não estejam no mesmo ambiente.
Tutoriais- Parte de uma programação ou mesmo um tipo de programa que visa passar instruções de determinado tipo ao usuário.

U
Upgrade- Melhoria de natureza física (no hardware) ou virtual (software).
Upload- Ato de enviar dado a partir de uma conexão local.
Usb- Entrada que permite a conexão por entre vários periféricos.

V
Videoconferência- Uma das modalidades da teleconferência. Consiste em uma reunião síncrona por entre pessoas que não estão no mesmo espaço, presencialmente.

W
Web- Conexão mundial por onde os computadores estão conectados.
Webquest- Método de procura onde estudantes obtêm acesso ao conhecimento por através de uma pesquisa na Internet.
Whatsapp- Aplicativo que permite a comunicação assíncrona ou síncrona pelos mais diversos tipos de dispositivos de acesso à uma comunicação mais dinâmica
Wikipedia- Uma enciclopédia Livre e virtual que permite que quaisquer pessoas alterem seu conteúdo como uma forma de compartilhar conhecimento.
Word- Um programa de textos semelhante ao PDF, mas ao contrário deste, permite que não apenas se leia, mas se altere o que foi escrito.
WWW- World Wilde Web. Português para “Grande Teia Mundial”, referindo-se à grande conexão mundial de computadores.

Y
Youtube- Rede social que permite que seus usuários compartilhem vídeos.

Z
Zap (ou zap-zap)- Gíria. Consultar “Whatsapp”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário