domingo, 5 de junho de 2016

Sobre as Teorias da Aprendizagem.

                Ao decorrer dos anos, como ocorreu com um grande número de ciências, muitas teorias sobre a melhor aplicação e sobre as etapas do desenvolvimento ensino e da aprendizagem foram desenvolvidas. Dentre os teóricos e  suas respectivas teorias, temos em destaque no campo “teorias da aprendizagem”:

  • 1-  Pavlov e Watson (Condicionamento Classico): Uma teoria que dá bastante ênfase ao comportamento que podemos observar afirmando que podemos aprender tudo o que observamos

·         Ex.: Se observamos alguém dirigindo um carro, podemos aprendera dirigi-lo. Tem como base o princípio de que todo estimulo leva a uma resposta.
  • 2-  Thorndike e Skinner (Condicionamento Operante): Um teoria que dá maior ênfase ao papel regulador das conseqüências do comportamento numa sequência “Antescedentes – Coportamento – Consequências” afirmando que o comportamento operante é controlado por estímulos que seguem as respostas.

·         Ex.: Reforços Positivos (recompensar) e Reforços Negativos (punições). Muito utilizado também no adestramento de animais onde ao responder corretamente algum determinado tipo de comportamento, o animal recebe um petisco como incentivo, e ao não o responder corretamente, algum tipo de castigo.
  • 3-  Albert Brandura (Modelo de Aprendizagem Social):  Descreve a aprendizagem como um modelo de observância dos nossos modelos de comportamento social e das conseqüências comportamentais obtidas daqueles que agem de acordo com aquelas determinadas situações.

·         Ex.: Uma pessoa, ao cometer um crime, vai para uma instituição penal. Outra, ao desempenhar corretamente uma tarefa, é promovida em seu trabalho. Ambas as ações servem como um instrumento de aprendizado para aqueles que observam suas ações.
  • 4- Jean Piaget (Epistemologia Genética): Tem como ponto central a estrutura cognitiva das pessoas (estrutura de reconhecimento e absorção de informações). Baseia-se no fato de que o cérebro humano passa por mudanças rumo à maturidade e que de acordo com essas fase, sua estrutura cognitiva responderá de maneiras diferentes aos estímulos.

·         Ex: Dos 0 aos 1 ½ ano ou 2 anos (Fase Sensório-Motor): Onde se aprende sobre os objetos que nos rodeiam. O aprendizado é limitado ao que nos oferecem os sentidos;

De 1 ½ ou 2 anos até 6 ou 7 anos (Fase Pré-Operatória): Adiquire-se habilidades verbais e simbólicas;
Por entre 6 ou 8 até 11 ou 12 anos (Operatório  Concerto): O indivíduo forma conceitos de números e classes, adquire lógica consistente e capacidade de solucionar problemas concretos;
De entre 11 ou 12 anos em diante (Operatório Formal: O adolescente começa a raciocinar de forma lógica com enunciados puramente verbais.
  • 5-  Jerone Bruner (Teoria Construtivista):  Uma teoria que defende que os conhecimentos são baseados em uma construção entre os conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados, onde o aprendiz é um participante ativo das etapas de construção a filtrando transformando interferindo e tomando decisões, já que ela reage à suas experiências pessoais

·         Ex.: Não há como aprender a fazer cálculos de três parcelas sem que se tenha aprendido a fazer de duas antes.
  • 6- Lev Vygotski (Teoria Sócio-Cultural): Possui aspectos semelhantes aos expostos por Piaget, mas sua abordagem está mais ligada às interações sociais do indivíduo com o ambiente. Nesse aspecto, o aprendizado também está ligado na relação do aluno com os outros alunos, além do professor.
  • 7- Robert Gangné (Teoria Instrucional Sobre as Condições de Aprendizagem): Uma teoria que afirma que há de se haver uma grande preparação durante a preparação do ensino já que, segundo ela, as condições de aprendizado dependem do balanço entre as condições internas aprendiz quanto das condições oferecidas pelo ambiente e pelo professor (externas) para o lecionamento.
  • 8- Fritz Perls (Gestaltismo): Dá ênfase à percepção ao invés da resposta já que a resposta é o sinal de que o aprendizado ocorreu, e não apenas parte integral do processo. Enfatiza o contexto/campo no qual o aprendizado tenha ocorrido.
  • 9- David Ausubel (Teoria da Inclusão): Afirma que a parte mais importante mais importante do aprendizado é o que o aluno já sabe. O aprendizado precisa estar nivelado claramente com seu conhecimento prévio para que este sirva de base ou alicerce para o novo conhecimento que será construído.
  • 10- Howard Gardner (Inteligências Multiplas): Exemplifica 9 tipos de inteligências (lógico-matemática, lingüística, musical, espacial, corporal-cinestéica, intrapessoal, interpessoal, naturalista), e que as mais marcantes de cada estudante devem ser exploradas rumo ao objetivo final.
  • 11- Carl Rogers (Aprendizado Experimental): Criva que o aprendizado de melhor qualidade ocorre com aquilo que as pessoas crêem ser necessário. Sendo assim, é a combinação da motivação e do interesse que medem a velocidade com que aprende e se o resultado final foi bem sucedido.



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