Desde o
início, a informática não foi desassociada da educação. E agora, com os avanços
digitais, o uso do computador tem ganhado amplitudes cada vez maiores. Não só
nos jogos, mas em todas as outras suas possibilidades. Mas para isso é
necessário que se conheça todas as ferramentas e suas características para um
perfeito aproveitamento.
TIPOS DE PROGRAMAS:
Softwares- São os programas de
computador. É o conjunto de instruções que determinam as possibilidades de
processamento de informações pelo computador. Eles podem ser:
·
Tutoriais: São programas que oferecem pouca
interatividade. São programas mais “diretos”, que passam de maneira fechada
tudo o que é necessário que o aluno aprenda.
·
Exercitação: São programas com exercícios que
visam por em prática ou testar tudo o que o aluno toma conhecimento.
·
Investigação: São os programas ajudam a
encontrar respostas.
·
Simulação: Como o nome já diz, são softwares
educativos que levam o docente a ter uma experiência virtual, onde se vive uma
situação mais próxima o possível do real.
·
Jogos: São os programas usados para o
entretenimento, mas também podem encontrar uma funcionalidade educativa.
Os programas podem ainda se
encontrar divididos em outras categorias como
·
Abertos ou Fechados. Os Abertos são programas de
livre produção, cujo objetivo depende apenas da criatividade do usuário e do
seu objetivo. Seus exemplos são os editores de texto, planilhas, banco de dados
e editores gráficos.
·
Autoria: É o programa que permite que o
professor crie aulas com recursos multimídia de maneira fácil.
·
Programação: São os que criam rotinas
executáveis, como o Delphi e o Logo.
·
Apresentação: São os programas utilizados para
elaborar apresentações de palestras e aulas
A Internet, também é uma ferramenta que possibilita a
combinação de muitas linguagens diferentes, que se sabiamente usadas, podem
estimular o aprendizado. Ela possui ferramentas que em relação ao tempo, podem
ser definidas como Síncronas ou Assíncronas. As síncronas (teleconferências,
salas virtuais/chats) permitem uma troca de informações em tempo real. As
assíncronas (FAQ’s, correio eletrônico, Fórum ou Páginas Institucionais) não
necessitam dessa “imediatalidade”.
São infinitas as ferramentas e suas utilidades em relação
na educação. Tudo depende apenas da criatividade e dos objetivos do ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário