domingo, 5 de junho de 2016

Interdisciplinaridade e informática, unidas pela educação.

                Ao longo do tempo, o sistema educacional tenderá a reduzir cada vem mais as barreiras limitadoras entre as matérias, as tornando mais unas em detrenimento de um ensino mais abrangente e mais significativo que use as situações vivenciadas nas salas de aula para que sejam integradas às mais diversas áreas do conhecimento.
                Na interdisciplinaridade, as praticas são ligadas por um trabalho integrado onde todos os profissionais trabalham de forma conjunta, por isso é necessário que os profissionais tenham princípios filosóficos em comuns para que a partilha de saberes seja equivalente e justa.
                Para que a interdisciplinaridade informática seja implementada, é necessário que hajam: diagnósticos tecnológicos (da escola, do professor e do aluno), um plano de ação conciso, docentes capacitados, um bom PPP que faça uso da informática, sua implementação, avaliação e replanejamento.
                Estes são os critérios utilizados para a implementação de aulas que façam uso da interdisciplinaridade. Abaixo, veremos um quadro analítico onde faremos o uso da interdisciplinaridade de modo explicativo, sobre seus devidos passos.
·         Diagnósticos tecnológicos: Os alunos, professores (e outros profissionais de apoio) encontram-se com os conhecimentos adequados ao nível da proposta pedagógica?
·         Plano de ação: Elaborar um objetivo assim como o caminho e as alternativas necessárias para o alcançar. Não esquecendo de delimitar um prazo e seus custos.
·         Capacitação de docentes: Providenciar condições de capacitação para os professores no que se refere à ação direta que estes profissionais irão exercer.
·         Conhecimento e pesquisas de software: A exemplificação dos programas que serão utilizados no trabalho, já se iniciando desde a pesquisa para adição ao projeto.
·         Elaboração do PPP adequado: Deve constar os seguintes aspectos: O prevalecimento do enfoque técnico, disciplinar e a visão integrada e sistêmica.
·         Implementação do projeto: Refere-se ao instante em que os docentes passaram a freqüentar o local onde o projeto será realizado.
·         Avaliação do projeto: Momento em que todos os profissionais envolvidos debatem sobre o resultado do projeto e apresentam idéias sobre como o melhorar.
·         Replanejamento: Período onde pega-se o resultado das avaliações e planeja-se (com a troca de idéias por entre todos os profissionais envolvidos) sobre como evoluir (ou no mínimo manter!) a qualidade do projeto.

Exemplo de um projeto interdisciplinar com aplicações informáticas.
Objetivo: Elevar os conhecimentos dos alunos em relação ao Brasil mostrando sua variedade e a partir disso, melhorar sua relação com a identidade nacional.
Abordagens Interdisciplinares:
- Geografia: O aluno deverá conhecer as capitais e suas respectivas regiões, assim como dados históricos marcantes.
Através do uso de um software educativo, o aluno tomará conhecimento das capitais e onde elas se localizam no mapa.
-Português: Os alunos deveram ser capazes de identificar, de acordo com o texto, as principais características em relação ao uso das palavras específicas de cada capital e identificar de onde são.
O uso de textos contendo gírias e palavras comuns (porém com a marcação fonética adequada ao sotaque de cada região) será exposto aos alunos através de um editor de textos e à eles serão ensinados a identificar a diversidade que a língua portuguesa adquire por toda a extensão territorial do Brasil.
-Ciências: Através do conhecimento das determinadas regiões, os alunos deverão conhecer o clima e a vegetação relacionada a cada capital.
Com o auxílio dos softwares educativos, mostrar as médias de temperaturas atingidas durante o ano assim como o índice de incidência de chuvas e sobre a vegetação característica local.
-Matemática: Conhecendo as principais características das capitais, os alunos deverão ser capazes de realizar os cálculos demográficos relacionados à densidade populacional de cada capital e da região onde se encontram.
Novamente com o uso dos softwares educativos, determinariam a quantidade relativa de habitantes da região, levando em conta as baixas ocasionadas pela criminalidade, pelas questões relacionadas à saúde pública, taxas de natalidade e mortandade (por causas naturais) e o fluxo migratório.


Conclusão: Realização de uma feira expositória com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em uma “Feira de Conhecimentos” aberta à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário