Ao
longo do tempo, o sistema educacional tenderá a reduzir cada vem mais as
barreiras limitadoras entre as matérias, as tornando mais unas em detrenimento
de um ensino mais abrangente e mais significativo que use as situações
vivenciadas nas salas de aula para que sejam integradas às mais diversas áreas
do conhecimento.
Na
interdisciplinaridade, as praticas são ligadas por um trabalho integrado onde
todos os profissionais trabalham de forma conjunta, por isso é necessário que
os profissionais tenham princípios filosóficos em comuns para que a partilha de
saberes seja equivalente e justa.
Para
que a interdisciplinaridade informática seja implementada, é necessário que
hajam: diagnósticos tecnológicos (da escola, do professor e do aluno), um plano
de ação conciso, docentes capacitados, um bom PPP que faça uso da informática,
sua implementação, avaliação e replanejamento.
Estes
são os critérios utilizados para a implementação de aulas que façam uso da
interdisciplinaridade. Abaixo, veremos um quadro analítico onde faremos o uso
da interdisciplinaridade de modo explicativo, sobre seus devidos passos.
·
Diagnósticos
tecnológicos: Os alunos, professores (e outros profissionais de apoio)
encontram-se com os conhecimentos adequados ao nível da proposta pedagógica?
·
Plano de
ação: Elaborar um objetivo assim como o caminho e as alternativas
necessárias para o alcançar. Não esquecendo de delimitar um prazo e seus custos.
·
Capacitação
de docentes: Providenciar condições de capacitação para os professores no
que se refere à ação direta que estes profissionais irão exercer.
·
Conhecimento
e pesquisas de software: A exemplificação dos programas que serão
utilizados no trabalho, já se iniciando desde a pesquisa para adição ao projeto.
·
Elaboração
do PPP adequado: Deve constar os seguintes aspectos: O prevalecimento do
enfoque técnico, disciplinar e a visão integrada e sistêmica.
·
Implementação
do projeto: Refere-se ao instante em que os docentes passaram a freqüentar o
local onde o projeto será realizado.
·
Avaliação
do projeto: Momento em que todos os profissionais envolvidos debatem sobre o
resultado do projeto e apresentam idéias sobre como o melhorar.
·
Replanejamento:
Período onde pega-se o resultado das avaliações e planeja-se (com a troca de idéias
por entre todos os profissionais envolvidos) sobre como evoluir (ou no mínimo
manter!) a qualidade do projeto.
Exemplo de um projeto interdisciplinar com aplicações informáticas.
Objetivo: Elevar
os conhecimentos dos alunos em relação ao Brasil mostrando sua variedade e a
partir disso, melhorar sua relação com a identidade nacional.
Abordagens
Interdisciplinares:
- Geografia: O
aluno deverá conhecer as capitais e suas respectivas regiões, assim como dados
históricos marcantes.
Através do uso de um software educativo, o aluno tomará
conhecimento das capitais e onde elas se localizam no mapa.
-Português: Os
alunos deveram ser capazes de identificar, de acordo com o texto, as principais
características em relação ao uso das palavras específicas de cada capital e
identificar de onde são.
O uso de textos contendo gírias e palavras comuns (porém com
a marcação fonética adequada ao sotaque de cada região) será exposto aos
alunos através de um editor de textos e à eles serão ensinados a identificar a diversidade que a língua
portuguesa adquire por toda a extensão territorial do Brasil.
-Ciências: Através
do conhecimento das determinadas regiões, os alunos deverão conhecer o clima e
a vegetação relacionada a cada capital.
Com o auxílio dos softwares educativos, mostrar as médias de
temperaturas atingidas durante o ano assim como o índice de incidência de
chuvas e sobre a vegetação característica local.
-Matemática: Conhecendo
as principais características das capitais, os alunos deverão ser capazes de
realizar os cálculos demográficos relacionados à densidade populacional de cada
capital e da região onde se encontram.
Novamente com o uso dos softwares educativos, determinariam a
quantidade relativa de habitantes da região, levando em conta as baixas
ocasionadas pela criminalidade, pelas questões relacionadas à saúde pública,
taxas de natalidade e mortandade (por causas naturais) e o fluxo migratório.
Conclusão: Realização
de uma feira expositória com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em uma “Feira
de Conhecimentos” aberta à comunidade.
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